Credenciamento de Chefes de Núcleo Regional da Educação - Resultado Final

A Secretaria da Educação do Paraná informa que foi concluído o processo de credenciamento para as chefias de Núcleos Regionais de Educação (NRE). O referido processo teve como objetivo identificar candidatos que possuem o melhor conjunto de competências para servir de referência para a escolha de Chefes de NRE.

A principal responsabilidade esperada para os novos Chefes de NRE é atuar com foco no pedagógico, em busca de aprimorar os ciclos de ensino e de aprendizagem dos estudantes e ajudar a construir uma Secretaria de Educação mais ágil com apoio permanente ao núcleo e à escola. Em suma, é contribuir para gerar ganhos sustentáveis na qualidade da educação do Estado do Paraná.

Nesse sentido, o processo de credenciamento foi concluído na etapa da Banca Examinadora, com a indicação de candidatos elegíveis para avaliação final e nomeação pelo Governador.

A Secretaria da Educação do Paraná reforça que o processo de credenciamento para chefes de NRE foi elaborado e conduzido de forma a atender às necessidades dos Núcleos, buscando identifcar os candidatos com o melhor conjunto de competências envolvendo experiência de gestão, formação profissional e aptidão para o exercício das atividades principais do cargo.

Conheça a seguir os Chefes de Núcleo selecionados até o momento.


Foto de Cristiane Cris Rosettis - NRE Apucarana
foto de Marineide Dioto NRE Assis Chateaubriand foto de Ivete Carlos NRE Campo Mourão
CRISTIANE CRIS ROSETTIS
NRE APUCARANA

Formada em Ciencias Sociais e História, atua na educação há mais de 38 anos, com experiência em gestão escolar, na rede privada e pública. Foi diretora no Colégio Estadual Emílio de Menezes de Arapongas, com enfoque nas ações de melhoria da aprendizagem (IDEB). Agora Chefe do Núcleo, quer trabalhar por uma educação de qualidade, com foco no processo ensino e aprendizagem, permanência e sucesso dos estudantes, bem como a valorização dos profissionais da educação. A intensificação das parcerias com as redes - municipais, particular, instituições superiores - e a participação dos pais na escola também fazem parte de seu plano de ação.

MARINEIDE DIOTO
NRE ASSIS CHATEAUBRIAND

Iniciou sua trajetória na Educação como professora alfabetizadora na rede municipal. Na rede estadual, atuou como professora de Língua Portuguesa e como Pedagoga. Tem ampla experiência em gestão educacional, tendo sido secretária municipal de Educação do município de Assis Chateaubriand e chefe do NRE de Assis Chateaubriand entre 2015 e 2018. De volta ao Núcleo, vai trabalhar para assegurar a aprendizagem dos alunos por  meio da formação contínua dos professores e do envolvimento de toda a comunidade escolar.

IVETE CARLOS
NRE CAMPO MOURÃO

Servidora na Rede Estadual de Educação há 40 anos, Ivete é graduada em Ciências – Habilitação em Biologia e Pedagogia. Já foi professora dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e colabora com o Núcleo há mais de 20 anos. Na chefia do NRE, tem como meta o fortalecimento da relação entre o Núcleo e as escolas.

foto de Luciana Paulista da Silva NRE Cascavel foto de Emerson Tolentino NRE Cianorte
foto de Ana Paula dos Santos NRE Cornélio Procópio
LUCIANA PAULISTA DA SILVA
NRE CASCAVEL

Graduada em Educação Física, Especialista em Educação Física Escolar, PDE em Gestão Escolar. Está há 25 anos na Educação Pública do Paraná. Neste período, atuou como professora, diretora auxiliar e, entre 2004 a 2019, foi diretora do Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli, período em que a instituição obteve significativo avanço no IDEB. Em 2017, enquanto gestora, recebeu o “Prêmio Gestão Paraná” e “Voto de Louvor e Congratulações” da Câmara Municipal de Cascavel. Como chefe do Núcleo Regional da Educação de Cascavel, pretende atuar com foco no processo de ensino e de aprendizagem para assegurar a permanência e sucesso escolar dos estudantes por meio de uma gestão dinâmica, democrática, com apoio permanente ao trabalho pedagógico frente às Instituições de Ensino.

EMERSON TOLENTINO
NRE CIANORTE

Formado em História, atua na Educação há quase 20 anos, tendo acumulado experiência tanto na rede privada quanto na pública. Diretor do Colégio Estadual José Guimarães, concentrou suas ações na valorização dos profissionais, na redução da reprovação e abandono e no aumento do Ideb, que foi de 3,4 para 4,2 durante sua gestão. Agora chefe de Núcleo, quer trabalhar por uma Educação que priorize o aprendizado e o desenvolvimento de competências. 

ANA PAULA DOS SANTOS
NRE CORNÉLIO PROCÓPIO

Professora da rede estadual de ensino do Paraná há quase 30 anos, tem ampla experiência também como gestora na área da Educação. Foi secretária municipal de Educação no município de Bandeirantes entre 2001 e 2004, período durante o qual o número de alunos da rede municipal aumentou. Também já atuou como coordenadora de estágio e curso na Educação Profissional e na Educação de Jovens e Adultos. Ao assumir a chefia do Núcleo, assume o compromisso de aumentar a aprendizagem e aproximar a Secretaria da comunidade escolar, apoiando a construção de uma educação de qualidade.

foto de Getúlio Della Torres NRE Curitiba
foto de Silvana Garcia André NRE Foz do Iguaçu
foto de Maria de Lourdes Bertani NRE Francisco Beltrão
GETÚLIO DELLA TORRES
NRE CURITIBA

Formado em Geografia e pós-graduado em Metodologia e Didática de Ensino, já atuou como professor, Técnico Pedagógico de Geografia do Núcleo de Wenceslau Braz, na Coordenação das Escolas do Campo, na Secretaria de Educação e, desde 2011, é responsável pela direção do Colégio Estadual Moradias Monteiro Lobato, em Curitiba. Assume a chefia do Núcleo com a missão de tornar o Núcleo de Curitiba referência em prestação de serviços à comunidade.

SILVANA GARCIA ANDRÉ
NRE FOZ DO IGUAÇU

Com formação em Ciências – Habilitação em Biologia e Química, está há 26 anos na Educação pública do Paraná. Além da experiência em sala de aula, foi diretora do Colégio Estadual Tarquinio Santos durante sete anos e coordenadora do Núcleo. Como professora, buscou desenvolver metodologias diversificadas para aumentar aprendizagem; como gestora, procurou valorizar os profissionais ofertando atividades além dos muros da escola. Encara a chefia de Núcleo como uma missão: dar prosseguimento às ações que contribuam para a qualidade do ensino e para o maior aprendizado dos alunos. 

MARIA DE LOURDES BERTANI
NRE FRANCISCO BELTRÃO

Possui graduação em Economia Doméstica e Complementação Pedagógica no ensino de Química e pós-graduação em Ensino de Jovens e Adultos e Metodologias do Ensino Fundamental. Servidora da Seed há mais de 40 anos, já foi professora, diretora auxiliar e diretora. Chefe do Núcleo desde 2017, acredita que o trabalho junto às escolas e à Seed deve ser orientado pela melhoria da aprendizagem.

foto de Valdemir Mellero NRE Goioerê
foto de Leila Candido de Bonfim Rosa NRE Ibaiti
Foto de Marcelo Chociai Komar - NRE Irati
VALDEMIR MELLERO
NRE GOIOERÊ

Graduado em Ciências, Biologia e Pedagogia, Pós graduado em Ensino de Ciências pela UEM . Professora estadual concursado há mais de 42 anos. Atuou durante 20 anos como Gestor da Escola Estadual Ribeiro de Campos, sendo sempre escolhido pela comunidade escolar. Nos ultimo anos, o IDEB de sua escola que era de 3,2 aumentou para 5,27. Como Chefe do NRE será o articulador entre a SEED e as escolas jurisdicionadas, buscando junto com os integrantes de sua equipe fortalecer o combate à Evasão Escolar, articulando ações pedagógicas que garantam o processo de ensino-aprendizagem.

LEILA CANDIDO DE BONFIM
NRE IBAITI

Leila Cândido de Bonfim Torres, Pedagoga na rede estadual há 25 anos. Atuou no Núcleo Regional de Educação de Ibaiti de 2002 a 2011. Atuou na Coordenação Pedagógica do Colégio Estadual Aldo Dallago - EFMP e Colégio Nossa Senhora das Neves até março de 2019. Graduada em Pedagogia e Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Mestre em Educação pela Universidade Internacional de Lisboa - UIL. Como chefe do NRE, entende a necessidade do fortalecimento da equipe do NRE, de concentrar ações na melhoria da frequência dos alunos, combater a evasão e a reprovação, bem como, aprimorar o assessoramento técnico-pedagógico junto às equipes diretivas e pedagógicas dos estabelecimentos de ensino e, por consequência, a qualidade do processo educacional que é expressa diretamente na aprendizagem dos alunos.

MARCELO FABRICIO CHOCIAI KOMAR
NRE IRATI

Professor de Matemática há mais de 20 anos na rede de ensino público. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Doutorando em Ensino de Ciências e tecnologia pela UTFPR. Foi diretor do Colégio Estadual Alberto de Carvalho, NRE de Irati, município de Prudentópolis, por quase 10 anos, como escola modelo na aplicação de recursos públicos. Sempre trabalhou para que a educação pública seja uma educação de qualidade, com igualdade, respeito e diálogo. Seu objetivo frente ao Núcleo Regional de Educação de Irati é dar apoio e sustentação as escolas e a comunidade escolar, sendo um elo de ligação entre a Secretaria de Estado e a escola, para que possam desenvolver um excelente trabalho em prol da educação dos alunos, valorizando os profissionais e tendo como meta elevar os índices do Ideb.

foto de Valber Clarimundo NRE Ivaiporã
foto de Ana Maria Molini NRE Jacarezinho
foto de Lídio dos Santos NRE Laranjeiras do sul
VALBER CLARIMUNDO
NRE IVAIPORÃ

Professor de educação física da rede estadual desde 2005, com especialização em Fisiologia do Exercício e Educação do Campo. No ano 2012 a 2016 assumiu a direção do Colégio Estadual Cristóvão Colombo do município de Jardim Alegre, aonde reside. Afastou-se da função para dedicar-se ao PDE no ano de 2016. Assume a chefia do Núcleo Regional de Educação com o compromisso, responsabilidade e profissionalismo de desenvolver um trabalho democrático e coletivo com toda a Equipe do NRE, Equipe Gestora e Comunidade Escolar, tendo como meta diminuir o descompasso de aprendizagem demonstrado pelo IDEB nas instituições desta regional, priorizando e fortalecendo o acompanhamento da organização do trabalho pedagógico, junto às escolas. Assim com estabelecer relação de efetiva parceria com cada município para desenvolver um trabalho colaborativo e de qualidade na educação pública.

ANA MARIA MOLINI
NRE JACAREZINHO

Professora de Química, Ana atua há 33 anos na rede estadual de ensino do Paraná. Além do conhecimento de sala de aula, tem experiência em gestão: foi diretora do Colégio Estadual Joaquim Adrega de Moura por oito anos e secretária municipal de Educação e Cultura no município de Ribeirão Claro entre 2017 e 2018. Como chefe de Núcleo, vai focar no aluno e na aprendizagem, com ações para garantir a qualidade do ensino em todas as escolas sob sua jurisdição. 

LIDIO DOS SANTOS
NRE LARANJEIRAS DO SUL

Geógrafo por formação, trabalha no Núcleo desde 2012, tendo começado como coordenador. Foi chefe entre 2016 e 2018 e retorna agora ao cargo. Em seu trabalho pela Educação junto ao Núcleo, conquistou o menor índice de Abandono Escolar em 2017. Além disso, inseriu 55 colégios no Programa Escola 1000 e conquistou diversas melhorias para as escolas de sua localidade, como mobiliário, computadores e sala multimídia. Novamente na chefia do Núcleo, assume o compromisso de lutar por uma Escola Pública de qualidade, transpondo desafios e atendendo toda a comunidade com respeito e dignidade. 

foto de Regina Broietti NRE Loanda
foto de Jéssica Pieri NRE Londrina
foto de Debora Zanchettin NRE Área Metropolitana Norte
REGINA BROIETTI
NRE LOANDA

Há 40 na Educação, já lecionou tanto para os anos iniciais do Ensino Estadual quanto na Universidade. Durante oito anos foi secretária municipal da Educação do município de Loanda, tendo elevado o Ideb da cidade de 3,2 para 6,1 durante sua gestão. Foi também diretora do Colégio Estadual Presidente Afonso Camargo. No Núcleo, atuou no programa Paraná Alfabetizado e depois na área da Educação Infantil e Anos Iniciais. Agora na chefia do Núcleo, pretende trabalhar para elevar o Ideb em todas as escolas e garantir a qualidade da educação.

JÉSSICA PIERI
NRE LONDRINA

Há 28 anos servidora da Rede Estadual de Ensino do Paraná, Jéssica esteve à frente da Direção do Colégio Estadual Barão do Rio Branco nos últimos oito anos, escola com IDEB de 5,6 no Ensino Fundamental e 4,9 no Ensino Médio. Como chefe do NRE, pretende tornar o Núcleo um local de referência para as escolas, ampliando a participação ativa do Núcleo junto às escolas, a fim de incentivar e colaborar coma implementação do Plano de Ação de cada unidade escolar.

DEBORA ZANCHETTIN
NRE METROPOLITANA NORTE

É professora há 26 anos. Começou trabalhando em APAE e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, seguindo depois para as séries finais do Fundamental e Médio. Foi diretora durante 18 anos, alcançando índices crescentes nas últimas edições do IDEB e índices de proficiência acima da média geral do Estado. Tem como meta elevar as notas do IDEB nas escolas do Núcleo e trabalhar por uma educação significativa e de qualidade, com boas condições de trabalho e valorização dos profissionais.

foto de Chayane Rocha NRE Área Metropolitana Sul
foto de Clarice Ubessi NRE Paranaguá
foto de Emerson Branco NRE Paranavaí
CHAYANE ROCHA
NRE METROPOLITANA SUL

Especializada em gestão escolar e práticas pedagógicas integradas, começou a atuar na educação estadual em 2004 como professora de Educação Física. Em 2010, assumiu a direção do Colégio Estadual Tarsila do Amaral, que em sua gestão obteve IDEB de 5,8. Em 2019, assume a chefia do Núcleo com a expectativa de articular informações da Secretaria de Educação e elevar o IDEB por meio de prospecção pedagógica efetiva nos colégios dos 14 municípios que compõem o Núcleo. 

CLARICE UBESSI
NRE PARANAGUÁ

Graduada em Ciências Biológicas e Gestão Pública, atua há mais de 20 anos na educação. Iniciou sua carreira como professora de Biologia e Ciências, e foi diretora do Colégio Estadual do Campo Cubatão por oito anos. Como chefe do Núcleo de Paranaguá, pretende desenvolver ações para aumentar a frequência dos estudantes e ampliar a participação da comunidade escolar no dia a dia da escola e na valorização do profissional da Educação.

EMERSON BRANCO
NRE PARANAVAÍ

Graduado em Ciências/Matemática e Mestre em Ensino, atuou como professor durante dez anos e como diretor durante sete anos. Como chefe de Núcleo, entende ser fundamental identificar pontos fortes e fracos de cada escola e trabalhar para fortalecer as equipes a partir de um planejamento de ações que atenda às demandas dos profissionais. Fortalecimento do trabalho pedagógico e melhora dos índices de aprendizagem são as duas metas de sua gestão. 

foto de Marcelo Oltramari NRE Pato Branco
foto de Luciana Sleutjes NRE Ponta Grossa
foto de Sueli Martins NRE Telêmaco Borba
MARCELO OLTRAMARI
NRE PATO BRANCO

Professor da rede de ensino há 22 anos, sempre esteve envolvido com atividades de gestão e coordenação. Foi diretor do Colégio SESI Paraná e diretor auxiliar do Colégio Estadual de Pato Branco por três gestões seguidas. Em 2011 começou seu trabalho junto ao Núcleo e assumiu o posto de Conselheiro Estadual de Educação entre 2015 e 2018. Como chefe do Núcleo, pretende estreitar a relação com as escolas e incentivar a participação de todos os servidores na conquista das metas de aprendizagem, reforçando o sentimento de comprometimento com a Educação do Paraná. 

LUCIANA SLEUTJES
NRE PONTA GROSSA

É professora de Ciências e Biologia há 28 anos e até o início do ano respondia pela direção do CE Major Vespasiano C. de Mello. Como docente, atuou na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos, tendo desenvolvido vários projetos premiados em âmbito municipal e estadual para o ensino de Ciências e Biologia. À frente do Núcleo de Ponta Grossa, quer desenvolver um trabalho colaborativo, responsável e que contribua positivamente para a melhoria da educação pública do Paraná. 

SUELI MARTINS
NRE TELÊMACO BORBA

Chefe do Núcleo nos últimos seis anos, Sueli já acumula 35 de experiência na Educação do Paraná. O compromisso renovado junto ao Núcleo é de desenvolver um trabalho sério e ético junto às escolas e profissionais da rede, atenta às oportunidades de melhoria e às mudanças que possam trazer melhorias para a qualidade da educação. 

foto de José Guimarães NRE Toledo
foto de Gilmara Zanata NRE Umuarama
foto de Carlos Alberto Polsin NRE União da Vitória
JOSÉ GUIMARÃES
NRE TOLEDO

Professor formado em História, com pós-graduação em Gestão Escolar. Guimarães tem 36 anos de trajetória na Educação pública do Paraná, tendo sido diretor no período 2004 a 2018 no Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego. Paralelamente, atuou como coordenador na área de Cursos na Fundação Educacional de Toledo e consultor de gestão educacional. No Núcleo, quer priorizar uma gestão de eficiência visando a valorização educacional. 

GILMARA ZANATA
NRE UMUARAMA

Professora do Quadro Próprio do Magistério do Paraná há 22 anos, Gilmara volta a assumir a chefia do NRE de Umuarama após ter ocupado o cargo entre 2015 e 2018. Durante sua primeira gestão, priorizou ações visando a valorização da comunidade escolar e o desenvolvimento da aprendizagem, como visitas frequentes às escolas; incentivo às atividades do Conselho Escolar e Grêmio Estudantil; atendimento individualizado aos professores e formações para os profissionais. De volta ao Núcleo, vai concentrar suas ações no combate à evasão e abandono e no auxílio ao trabalho pedagógico e docente. 

CARLOS ALBERTO POLSIN
NRE UNIÃO DA VITÓRIA

No magistério há 30 anos, sendo 20 dedicados à direção e direção auxiliar, é especialista em Matemática, Administração e Supervisão e Orientação Educacional. À frente da gestão do Colégio Estadual Neusa Domit, alcançou em conjunto com a equipe de profissionais e os alunos o IDEB de 5,7. No Núcleo, tem duas metas: ampliar o acesso à rede estadual e tornar o Paraná referência em educação para o país. Trabalha com foco na equipe e na gestão de projetos. 

foto de Joaquim Faustinoni NRE Wenceslau Braz


JOAQUIM FAUSTINONI
NRE WENCESLAU BRAZ

Atua na Educação do Paraná há 15 anos, sendo dez deles como diretor no Colégio Estadual Rodolpho Zaninelli. Como gestor, elevou o IDEB do colégio de 3,3 para 4. Como chefe de Núcleo, tem a expectativa de trabalhar em colaboração com os colégios, valorizando e estimulando os profissionais da educação.



  • Não publicado para estudantes
  • Não publicado para estudantes
  • Não publicado para estudantes
  • Não publicado para estudantes