Qual é a razão da implantação desse processo de credenciamento para Chefes de Núcleo Regional da Educação do Estado do Paraná?

O Credenciamento objetiva identificar os profissionais com o perfil tecnicamente mais apropriado ao cargo de Chefe de Núcleo Regional da Educação a partir de uma análise de competências que envolve experiência profissional, formação e aptidão. Dessa forma, valoriza-se os profissionais da carreira da educação e cria-se as bases para a melhoria da qualidade da educação no Estado do Paraná.

Quais são as etapas do processo de Credenciamento?

O processo de credenciamento consistirá nas seguintes etapas:

1. Inscrição online

A inscrição online é o passo inicial do credenciamento a ser realizada pelo Candidato. Na inscrição constam dados tais como: nome, login de acesso, email, CPF e senha.

Poderão se candidatar ao cargo de Chefe de Núcleo Regional da Educação os servidores ativos efetivos da rede de educação do estado do Paraná, que tenham exercido o cargo de diretor de escola estadual, diretor auxiliar de escola estadual, chefe de núcleo regional ou assistente de núcleo regional.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 18/01/2019 e serão encerradas em 03/02/2019, às 23h59min.

Clique aqui para se inscrever.

2. Cadastro do currículo do candidato

O candidato deverá cadastrar o seu currículo descrevendo a experiência, a formação e os cursos de extensão realizados. Trata-se de etapa extremamente relevante, razão pela qual o candidato deverá realizá-la com a máxima atenção e veracidade.

Ressalta-se que os candidatos finalistas poderão ser convocados a apresentar a comprovação da experiência e da formação cadastradas.

3. Estudo de Caso (vídeo)

O Estudo de caso consiste na gravação de um vídeo de até 3 minutos pelo candidato, abordando a sua proposta de resolução para o caso apresentado. Vale destacar que serão observados apenas os 3 (três) primeiros minutos do vídeo de cada candidato. Portanto, é fundamental que os candidatos saibam atender ao que é solicitado no tempo disponível, pois será desconsiderado o tempo de vídeo que exceder aos 3 (três) minutos disponibilizados.

4. Teste online de raciocínio lógico, interpretação de texto e gestão

O candidato fará um teste online contendo questões de raciocínio lógico, de interpretação de texto e de gestão educacional. O prazo de duração do teste será de 1 hora e, portanto, é muito relevante que o candidato administre o seu tempo a fim de responder ao maior número possível de questões.

O candidato poderá pular questões que considere mais difíceis e voltar a elas no momento que considerar mais adequado, respeitando o prazo máximo de 1 hora para o teste online. Vale ressaltar que é responsabilidade do candidato se precaver de ocorrências como queda de energia ou de conexão com a internet.

O teste online estará disponível para resposta pelos candidatos entre os dias 31/01 e 03/02, e consiste em uma das etapas do credenciamento baseado em competências. Vale ressaltar que determinadas informações fornecidas durante o preenchimento de algumas “características” sobre o perfil do candidato decorrentes na etapa do “Teste online” serão confirmadas na entrevista e na apresentação do Projeto de Gestão.

5. Entrevista online

O candidato qualificado nas etapas anteriores deverá agendar uma entrevista. Para tanto, deverá clicar em um campo específico a ser habilitado no momento oportuno e escolher o dia e a hora disponíveis para a entrevista. O passo seguinte é se conectar no dia e hora agendados e realizar a entrevista com um especialista.

O candidato poderá utilizar computador, tablet ou celular na entrevista online para acessar a plataforma, conforme orientações que receberão no momento oportuno. Contudo, é fundamental que o candidato esteja em local com uma boa conexão de internet e em um ambiente tranquilo para a entrevista, evitando assim contratempos indesejáveis.

6. Apresentação do Projeto de Gestão para a banca examinadora

Os candidatos finalistas, ou seja, qualificados nas etapas anteriores, deverão apresentar o Plano de Gestão desenvolvido para uma banca examinadora, composta por especialistas.

O candidato terá 20 (vinte) minutos para realizar a apresentação, demonstrando à banca que a sua proposta está alinhada com as características do núcleo ao qual está se candidatando. Ou seja, espera-se que o candidato tenha clareza dos desafios do núcleo de interesse e que aborde, em sua proposta, soluções para os desafios principais.

Para tanto, o candidato receberá um diagnóstico-síntese do núcleo ao qual está se candidatando com vistas a compreender as principais características, indicadores de educação e dados que configuram o perfil do núcleo, seus principais desafios e necessidades.

Quais são os principais critérios de avaliação?

A avaliação dos candidatos observará:

  • A análise curricular, envolvendo a experiência, a formação e os cursos de extensão realizados
  • A classificação no teste online
  • A análise do vídeo sobre o estudo de caso
  • A análise de competências por meio de entrevista online
  • A análise da apresentação do Plano de Gestão para a Banca Examinadora

A apresentação para a Banca Examinadora será realizada de forma presencial na cidade de Curitiba. E o Plano de Gestão do candidato deverá conter os seguintes elementos:

  1. Objetivo
  2. Resultados pretendidos
  3. Plano de Ação, envolvendo macroações, ações, prazos e responsáveis
  4. Marcos críticos (pontos de controle do plano de ação) e respectivos prazos
  5. Riscos envolvidos e estratégia de mitigação
  6. Estratégia de comunicação e engajamento dos públicos-alvo do núcleo

Qual é o perfil esperado do candidato?

O candidato desejado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná deverá possuir:

  • visão estratégica, vontade para liderar pessoas e estabelecer um impacto na educação a nível local, regional e estadual
  • capacidade de mobilizar recursos e alinhar pessoas para o cumprimento de metas educacionais e pedagógicas
  • interesse em motivar e orientar pessoas, gerando coesão e espírito de equipe
  • habilidade para construir e manter relacionamentos colaborativos com pessoas-chave e redes de escolas para o alcance dos objetivos prioritários da educação
  • capacidade de gerar respostas inovadoras e facilitar a adoção de práticas de alto valor agregado

Quais são as principais atribuições do Chefe de Núcleo Regional?

Entre as principais atribuições do Chefe de Núcleo Regional da Educação estão:

  • realizar e executar o plano de gestão em consonância com os objetivos estratégicos da Secretaria de Educação do Estado do Paraná
  • viabilizar as corretas condições para o pleno funcionamento das escolas
  • orientar a adequada gestão financeira das escolas, cumprindo com os limites de obrigações orçamentárias do seu núcleo regional
  • organizar o quadro funcional dos professores e servidores nas escolas
  • mobilizar e pactuar o alcance das metas pedagógicas com os gestores
  • dar respostas imediatas em situações de crise

Quero me candidatar, quais são os requisitos mínimos para participar?

Os requisitos necessários para a candidatura ao cargo de Chefe de Núcleo Regional da Educação são:

  • Ser servidor efetivo ativo da rede de educação do estado do Paraná
  • Ter exercido o cargo de diretor de escola estadual, diretor auxiliar de escola estadual, chefe de núcleo regional ou assistente de núcleo regional

Sou servidor ativo, mas estou de férias ou em licença. Posso participar?

Sim. O processo de credenciamento se dará de forma online (a distância pelo computador, celular ou tablet), possibilitando a participação de todos que atendam aos requisitos mínimos apresentados na pergunta anterior.

Qual será o prazo de inscrição?

As inscrições estarão abertas a partir do dia 18/01/2019 e serão encerradas em 03/02/2019, às 23h59min.

Quando os resultados finais do credenciamento serão divulgados?

A expectativa é que a lista final dos aprovados seja divulgada ainda no mês de março de 2019.

As pessoas credenciadas serão nomeadas imediatamente? Haverá cadastro reserva?

Os finalistas credenciados pela banca examinadora para o cargo de Chefe de Núcleo Regional da Educação serão indicados ao Governador, que utilizando-se do caráter discricionário para nomeação e exoneração do cargo, fará nomeação final dos 32 (trinta e dois) Chefes de Núcleo.

Não haverá cadastro reserva, pois como já foi informado em outra resposta desse FAQ, não se trata concurso ou processo seletivo formal. Contudo, vale ressaltar que este processo de credenciamento possibilitará ao Estado ter acesso a um grupo muito amplo de bons profissionais, que comporão um banco de talentos. Ou seja, o potencial de aproveitamento dos bons profissionais vai muito além dos 32 (trinta e dois) credenciados.

Há quantos candidatos por vaga?

O número de candidatos por vaga ainda não é conhecido, pois dependerá do número total de inscritos no processo de credenciamento.

Eu vou precisar me deslocar até Curitiba para participar de alguma etapa do credenciamento? Se afirmativo, os gastos de deslocamento e hospedagem serão custeados por quem?

A maior parte das etapas do credenciamento é realizada a distância, a partir do site www.credenciamento.nre.seed.pr.gov.br. No entanto, os candidatos qualificados para a última etapa – Apresentação do Projeto de Gestão para a banca examinadora – deverão se deslocar até Curitiba. E nesse caso, os candidatos receberão valores de diárias para poder custear a hospedagem e demais despesas. A Secretaria de Educação informará aos candidatos, na oportunidade, sobre a disponibilidade de transporte àqueles que residirem fora da área metropolitana de Curitiba para a participação nessa etapa do credenciamento.

Se eu tiver alguma dúvida de suporte técnico de informática ou sobre alguma etapa do credenciamento, a quem eu devo recorrer?

As dúvidas sobre suporte técnico de informática deverão ser encaminhadas via Chat. Haverá profissionais disponíveis para apoiá-lo nessa questão. As dúvidas afins ao processo de credenciamento em si, suas etapas e requisitos deverão ser encaminhadas ao Fale Conosco (e-mail da Ouvidoria) ou direcionadas ao próprio telefone da Ouvidoria (0800 41 9192).

Quanto tempo eu terei para fazer o teste? Ele estará disponível a partir de qual momento?

O teste online estará disponível para resposta pelos candidatos entre os dias 31/01 e 03/02, e os candidatos terão 1 (uma) hora para realizá-lo, a partir do momento em que for iniciado pelo candidato.

Como eu posso ter acesso ao edital do credenciamento?

Às chefias dos Núcleos Regionais da Educação são atribuídos cargos de livre nomeação e exoneração (Constituição Federal, art. 37, II) ou funções gratificadas de confiança, cuja nomeação ou designação submete-se ao juízo discricionário do Chefe do Poder Executivo, por determinação constitucional.

O credenciamento é tão somente um processo estruturado de triagem de profissionais que servirá de ferramenta auxiliar do Governador do Estado na escolha dos gestores a serem designados para ocupar essas vagas. Por esse motivo não configura concurso, nem processo seletivo formal e não é regido por nenhum edital.

Como evitar que uma pessoa que já tenha respondido ao teste online não repasse informações a outros candidatos?

Primeiramente, os candidatos de um mesmo núcleo estarão concorrendo entre si, o que desestimula a prática de repasse de informações. Um segundo ponto é que os candidatos terão apenas 1 hora para responder a um conjunto grande de informações, o que praticamente elimina o tempo disponível para “troca” de dados. Um terceiro ponto é que as questões são sorteadas e embaralhadas, o que significa que o teste de um candidato não corresponde ao de outro candidato. Um quarto ponto, e talvez o mais relevante, é que características do perfil do candidato observadas no teste on-line serão novamente abordadas nas etapas de entrevista e de apresentação do Plano de Gestão.

Eu receberei alguma mensagem ou contato sobre os meus resultados no credenciamento? Como poderei acompanhar o resultado do processo de credenciamento?

Sim. Todos os candidatos receberão retornos individuais sobre a sua qualificação ou não para a próxima etapa do credenciamento.

Os 32 (trinta e dois) candidatos aprovados pelo Governador serão divulgados no site (www.credenciamento.nre.seed.pr.gov.br) tão logo o processo de credenciamento seja encerrado, e receberão orientações sobre os próximos passos para que possam assumir efetivamente as suas funções.

Qual é a remuneração para os Chefes de Núcleo Regional da Educação?

A remuneração para os servidores com vínculo que assumirem o cargo de Chefes de Núcleo Regional da Educação é de R$ 5.941,00 (cinco mil, novecentos e quarenta e um reais), além da remuneração correspondente ao cargo efetivo que ocupam no estado do Paraná. Vale destacar que apenas os servidores ativos efetivos são eletivos para o Cargo.

Quem está organizando e conduzindo esse processo de Credenciamento?

O processo de credenciamento para Chefes de Núcleo Regional da Educação é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Educação – SEED e da Aliança.

A Aliança é formada por quatro organizações do terceiro setor (Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize, Instituto República) que buscam, a partir da construção de um modelo inovador de cocriação e investimento compartilhado, transformar o Brasil. O objetivo é contribuir para a superação dos desafios do país por meio do fortalecimento das lideranças do governo e da sociedade civil.

As organizações da Aliança apoiam a realização de iniciativas que busquem transformar a maneira como se faz gestão de pessoas no setor público brasileiro, por acreditar que com lideranças aptas e bem preparadas, teremos melhores serviços públicos que beneficiem toda a população. Para tanto, a Aliança conta com conhecimento e o apoio de parceiros especialistas que contribuem para que as iniciativas se tornem realidade. Os parceiros especialistas trabalham junto com a Aliança para executar os projetos em grande sinergia com os parceiros públicos, garantindo que as ações desenvolvidas e metodologias aplicadas possam ser sustentáveis.